Crónicas do Caminho de Santiago – Redondela / Pontevedra

Caminho de Santiago

7a Etapa
Redondela – Pontevedra – 21 km

Diapositivo7

Pela primeira vez saímos do albergue ainda noite!!! Desta vez “el grosso” nada teve a ver com o assunto! Felizmente esta rotina de madrugar não me acompanhou no regresso ao dia-a-dia! 

Este percurso é bastante bonito, muito verde, mas proporcionalmente duro com dois ascendentes de nível médio/alto. Mas antes das subidas uma paisagem fabulosa para ser contemplada. De Arcade até Pontesampaio somos acompanhados pela belissima enseada de San Simón.

IMG_8761 (800x600)

A chuva foi uma constante durante toda a manhã de forma mais intensa à chegada a Pontevedra. Ainda o relógio não marcava as 12, já nós estávamos à porta do albergue… aguardar uma hora por um banho quente parece muito, mas lá teve de ser!!!

Depois de tudo tratado, escolha da cama, banho, roupa a lavar e secar… fomos fazer uma visita ao centro de Pontevedra, uma cidade grande, com muita vida e movida. Gostei bastante e recomendo a visita.

IMG_8839 (800x600)

Como não haverá certamente muito tempo para passeios, recomento a visita ao Santuário da Virgem Peregrina ,padroeira da província de Pontevedra e do Caminho Português de Santiago, que foi edificado no século XVIII. A sua planta simula uma concha, símbolo do Caminho. Na fachada há imagens da Virgem, São José e Santiago, todos vestidos como peregrinos.

Igreja de S. Francisco, datada do século XIII, fazia parte do Convento de São Francisco. A fachada românica é tudo o que resta da construção original, pois tanto a igreja como o convento sofreram muitas modificações ao longo do tempo, especialmente na Idade Média e Idade Moderna. Em 1836, com a desamortização de Mendizábal, tanto o convento como a igreja foram deixados ao abandono, o que esteve na origem de grandes estragos e inclusivamente a destruição de uma capela. No seu interior destacam-se vários sarcófago do século XV)

IMG_8867 (800x600)

Ponte do Burgo, as primeiras referências a ela datam de 1165, quando os reis Fernando II de Leão e Afonso I assinaram o tratado de paz intitulado Super flumen Lerice in vetula ponte.

Depois de calcorreada a cidade, descansar numa esplanada a degustar uma 1906 será certamente um excelente programa para o final do dia.

IMG_8818 (800x600)

Continuamos amanhã…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s