Crónicas do Caminho – de Negreira a Olveiroa

Caminho de Santiago

Em Negreira pernoitei no Albergue Lua, não é grande espiga (!), está mal cuidado, ou melhor, está cuidado ao estilo desleixado!!! Certamente qualquer outro será bastante melhor.

Aqui conheci um brasileiro, Ezequiel, que já vinha a caminhar desde Jean Pied de Port (Caminho Francês) e que se prepara para viver uma experiência tão única como o próprio caminho… uma volta ao mundo, durante 18 meses!!! Podem acompanhar a sua aventura juntamente com sua esposa aqui e aqui.

Depois de uma noite de chuva intensa, a manhã apresentou ligeiras melhoras, evitando ter de tirar o bote da mochila, no entanto, a capa de chuva foi uma peça obrigatória.

Logo na saída da povoação encontramos o já falado Pazo Coton… muito bonito o edifício e a envolvente de onde destaco uma escultura que homenageia os emigrantes galegos.

IMG_1559 (800x459)

Esta etapa é extensa, com cerca de 35 km, desenvolve-se ao longo de uma paisagem predominantemente rural, com desníveis suaves, mas frequentes… ter atenção que depois de Negreira só encontramos um café em A Pena, a cerca de 8,5 Km do início.

Toda a etapa é bonita onde a paisagem verdejante tem o papel principal e cujo o caminho vai alternando entre o alcatrão e a terra… aqui e ali a vista é preenchida com pequenas manadas de vacas e o olfacto preenchido com o seu odor característico a bosta! Os espigueiros são também uma constante neste percurso havendo alguns muito bem conservados como os existentes nas proximidades de Maroñas.

IMG_1590 (800x452)

IMG_1600 (800x451)

IMG_1647 (800x451)

Nesta etapa deu para perceber que o caminho vinha com muitos turisgrinos (peregrinos sem mochila, com apoio logístico) o que levou à lotação do albergue que hoje elegi para pernoitar, sem que isso influenciasse a calma e a tranquilidade do espaço, no entanto, condicionou a vida a muitos que vinham de mochila às costas e se viram obrigados a continuar o seu caminho por falta de cama.

Por hoje é tudo, amanhã regresso com um pouco mais de caminho…

(caso entendam, partilhem este post e se ainda não são seguidores façam um GOSTO na página do blog no Facebook… aqui)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s