Caminhada Trilho do Guerreiro

É o qu`eu digo...

Hoje falo da mais recente caminhada, recente pese embora já tenha sido realizada à cerca de 15 dias, no fim de semana aquando da minha bicicletada pela Ecopista do Tâmega.

Aproveitando a viagem até terras de Basto preenchi o fim de semana de atividade desportiva… se o passeio pela linha desativada foi excelente a caminhada em Cabeceiras de Basto, por alturas das Festas da Cidade, não lhe ficou atras, com belas paisagens como pano de fundo e bons momentos de convívio entre amigos.

A partida foi dada na Praça Central onde impera o majestoso Mosteiro de S. Miguel de Refojos, cujo o primeiro documento onde se faz referência ao mesmo data de 1122 e dali embrenhamo-nos no “dito cujo” percorrendo a sua nave principal e algumas salas adjacentes.

A coisa estava a parecer fácil até iniciar a subida que nos iria levar ao Parque da Cidade, um bonito bosque cheio de sombra que veio atenuar o calor que se fazia sentir…

Percorrendo o trilho, uma espécie de carrossel, lá se foi descobrindo a história deste Concelho e colocando a conversa em dia… e rápido chegamos a mais um local digno de registo, o Pelourinho de Cabeceiras de Basto, Imóvel de Interesse Público, datado do século XVI, implanta-se em frente ao edifício da antiga cadeia. Pelourinho de pinha com remate piramidal encimado por esfera lisa (freguesia de Refojos).

Daqui até ao final mais uma mão cheia de quilometros sem grande dificuldade… e assim estava completado o circuito de 10 km previstos inicialmente. Sem fadiga lá prosseguimos para um pézinho de dança… enquanto o amigo José Pinho, o fotografo de serviço e Guru das Caminhadas ia registando os melhores momentos.

Quase vos enganava com a história da dança… eu, o verdadeiro pé de chumbo, dancei de facto, mas a musica era outra!!! Emparelhei com faca e garfo e lá dancei o que pude…

Boas Caminhadas…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s