O que me encanta…

Caminhadas

E lá fomos nós… quatro… sem atrasos.

De Sobrado a Sobrado demoramos mais ou menos 20 minutos. E não! Não foi por culpa do mtorista. Depois de Sobrado, o segundo, começamos a ver o que nos esperava: paisagens fantásticas, ainda que a acordar por detrás do intenso nevoeiro, iluminadas pela mais brilhante e radiosa das luzes: o sol.

Apesar das estradas curvilíneas que nos levaram entre belas planícies e respeitosas montanhas eis que o primeiro destino foi atingido dentro do timing previsto. A conversa essa, foi sempre agradável e bem disposta.

Bustelo. Arouca. Aveiro.

E aqui começa a verdadeira aventura.

Água – Check

Fruta – Check

Outros suplementos alimentares – Check

Mochilas às costa e lá fomos nós.

Nem 100 metros andamos e o primeiro grande impacto da qualidade da organização: castanhas, vinho doce e a pedra que se ouvia na outra freguesia. O bem receber no seu melhor. Ficamo-nos pelas castanhas nas mãos e com a pedra na memória. Um ou outro percalço inicial não impedira um começo a todo o gás.

O primeiro objetivo era aquele monte lá no alto. E depois deste foi o outro… E ainda mais um. Cada um mais alto que o outro. Até que chegamos onde umas dezenas de cabras pastavam sob o olhar atento de quatro cães.

“O que me encanta é que já não sobe mais”… foi um encanto passageiro… subiu e subiu bem. Aos 1224 metros…

Mas valeu a pena. O sol no seu esplendor máximo fez brilhar cada pedaço de terra visível daquele ponto. Uma vista de 360º de tirar o fôlego (o pouco que restava)…

Com a alma cheia, iniciamos a descida. Dura, técnica e bem mais desgastante que as inúmeras subidas. A aldeia bem lá no fundo parecia fugir a cada curva. O rio, esse, fazia-se ouvir a cada passo.

E assim, passo a passo, fomos chegando perto da aldeia.

O que ficava para trás era imponente. E nós tínhamos lá estado bem no alto…

Atravessado o rio, a aldeia que parecia tão longe estava mesmo ali. 15 km depois. E o final ali tão perto… tão perto e tão longe. O rio que corria tão perto atravessou-se-nos no caminho… literalmente de pedra em pedra até à poça final. E o que tinha sido uma manhã bem seca terminou com a água pelos pés…

Calçado suplente: Ups! Ups! Ups! Check (sorte de principiante)

E com os pés molhados lá chegamos aonde tudo tinha começado. 5 horas depois.

Retomados os lugares na viatura de apoio, estavamos a 5 km do grande objectivo: Alvarenga.

O Zé Mota foi de férias e deixou-nos apeados. Momentaneamente. O Décio recebeu-nos… muito bem… Eram 15h30… sentamo-nos e demos cabo deles (dos bifes, entenda-se)…

Eram 17h00… Levantamo-nos…

Pelo caminho um curto passeio no espantoso passadiço do Paiva… Uma impressionante obra de engenharia que dá vida a uma genial ideia…

O pôr do sol marcou o regresso que, apesar do cansaço voltou a ter boa e animada conversa.

E de Sobrado a Sobrado voltamos a demorar mais ou menos 20 minutos. Sem atrasos… os mesmos quatro…

Chegamos.

Texto  |  Paulo Figueiredo

Fotos  |  Nelson Branco

          |  André Carvalho

Dados Técnicos | Victor Rodrigues

PR 1 Caminhos do Montemuro

É um percurso pedestre de pequena rota por caminhos rurais e de montanha com início e terminus na Sra do Monte, Alvarenga ou em alternativa na aldeia de Bustelo, junto à paragem da camioneta… (com aparcamento garantido). Percurso de âmbito desportivo, cultural, ambiental e paisagístico. Caminho circular com cerca de 19 Km, de nível de dificuldade médio / alto, com longos ascendentes e descendentes acentuados para realizar em cerca de 6 horas. Aconselho a Primavera e o Outono para a sua realização.

Folheto do Percurso aqui.

GE_02GE_03

Anúncios

4 thoughts on “O que me encanta…

  1. 🙂 é verdade Paulo… mas cheira-me que este percurso com vista sobre belas estradas de montanha, fascinantes e deserta, como o A. costuma dizer, abriu-lhe o apetite para mais uma das suas aventuras. E com bifes daqueles à espera julgo que há motivos que sobrem para lá voltar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s