Dona Isaura de volta às Ciclovias

Pedalada da Semana, Uncategorized

Se o tempo permite porque não aproveitar?!

Este outono e este novembro estão particularmente colaborativos para a prática de atividades ao ar-livre e desta vez, Dona Isaura, levou-me a passear por mais umas quantas ciclovias fantásticas e de piso fofo…

A partida deu-se junto à Loja de Turismo de Gondomar para percorrer os cerca de 3 km da Ciclovia da Marginal de Gondomar.

O Rio Douro acompanha-nos ao longo de todo o percurso o que acrescenta à pista uma beleza extra, mas não é o único elemento que se destaca ao longo do percurso… podemos também apreciar os seus miradouros e jardins, como o Miradouro da Lavandeira e o Jardim das Aromáticas.

O percurso segue sem declives até ao belo Palácio do Freixo.

Aqui, entramos na marginal ribeirinha do Porto que me havia de levar até ao Castelo do Queijo, este percurso divido em três partes distintas:

1º Palácio do Freixo – Ribeira, com um passeio bastante largo e seguro, partilhado por ciclistas, pedestres e pelos amantes da pesca podemos pedalar em segurança e admirar as pontes que abraçam as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

2º Ribeira – Foz da Ribeira da Granja e ao Observatório de Aves, no Jardim do Calém, percurso citadino, partilha da via com os automóveis o que obriga a atenção redobrada. Pode usar-se o canal do eléctrico que sempre nos afasta da via e permite contemplar com maior segurança as ruelas, becos, escadas e o casario da Invicta cidade.

3º  Foz da Ribeira da Granja – Castelo do Queijo, a denominada, Ciclovia da Foz, mais 5 km, aproximadamente, de via segura que nos acompanha até à Foz do Douro e dali pela marginal atlântica até ao forte do Castelo do Queijo.

Chegados aos Castelo do Queijo podemos optar pela Ciclovia da Boavista, uma ciclovia encaixada no centro da Avenida com o mesmo nome, com quase 1.5 Km ou, em alternativa, prosseguir pela Ciclovia do Parque da Cidade e beneficiar de uma paisagem de excelência longe do barulho dos carros… Foi esta a minha opção… percorrer mais uma mão cheia de quilómetros num imenso mar verde.

Junto à Porta Nascente inicia-se a Ciclovia da Ribeira da Granja, um percurso de, aproximadamente, 4.5 Km que “desagua” junto do Observatório das Aves, na Foz da Ribeira da Granja, com passagem nas proximidades de  Serralves e pelo interior do bonito Parque da Pasteleira.

As cores outonais, este manto azul com o sol a iluminar convenientemente a paisagem e a aquecer o corpo e a alma, permitiram o registo de belas fotos (digo eu) e tornaram a pedalada bem agradável…

Findo este percurso e apesar de pedalar “contra corrente” pedalei a bom ritmo, sem paragens, até ao ponto de partida onde aportei para mais uns quantos registos.

Quase 40 km depois regressei a casa com a mui elegante Dona Isaura… “dever” cumprido.

Boas pedaladas.

 

Anúncios

3 thoughts on “Dona Isaura de volta às Ciclovias

  1. eh eh eh, verdade Paulo não pode ver uma bela paisagem que faz logo um “pit stop” para a foto!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s