F.C.Porto de volta ao pelotão velocipédico

É o qu`eu digo...

O meu coração clubístico bate em tons de azul e branco e foi com alegria imensa que ouvi o anuncio do regresso do meu clube ao mundo do ciclismo profissional, modalidade que adoro e para a qual, a minha terra, já “fabricou” vários campeões da Volta a Portugal… Fernando Moreira e Joaquim Leão, ambos com o Dragão ao peito nos longínquos anos de 1948 e 1964 e mais recentemente Nuno Ribeiro, o próximo Director Desportivo da equipa da Invicta Cidade.

A modalidade foi lançada no clube no ano de 1945 e foi suspensa em 1984… sendo o F.C. Porto a equipa com mais títulos de vencedor da maior prova do ciclismo português, a Volta a Portugal, num total de 24 – 12 Voltas a nível individual e 12 por equipas.

É ainda o clube com mais conquistas na Clássica Porto-Lisboa com 14 conquistas e contou nas suas fileiras com alguns dos melhores e mais prestigiados corredores da história do ciclismo português, como é o caso de Dias dos Santos, Manuel Zeferino, Moreira de Sá e Marco Chagas .

Este clube que tantas alegrias me dá conseguiu ainda um feito inédito na Volta a Portugal de 1949, colocando nos cinco primeiros classificados os seus atletas, António Dias dos Santos, Attíllio Lambertini, Joaquim Sá, Fernando Moreira de Sá e Fernando Jorge Moreira), conquistando ainda o primeiro lugar por equipas.

Agora de novo na estrada é tempo para dizer…

Oh campeão, o teu passado
É um livro de honra de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal
Porto, Porto, Porto, Porto

fcp

foto  |  jornalciclismo.com

Anúncios

One thought on “F.C.Porto de volta ao pelotão velocipédico

  1. Também estou bastante satisfeito com o regresso da nossa equipe ao pelotão nacional. Ainda tenho bem presente na memória pisar o velódromo do Estádio das Antas, entretanto desactivado para a fazer parte integral das bancadas, como “o peão”, e mais tarde desaparecido com o rebaixamento do relvado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s