Fotos & Factos

ZOOM

foto  |  nelson branco

Farolim de Felgueiras – Porto

O Farolim de Felgueiras, ou Farol de Felgueiras, ou Farolim do Molhe de Felgueiras ou Farolim Cabeça de Molhe na margem direita do Rio Douro, é um farol Português que se localiza na na ponta do molhe de mesmo nome, na freguesia da Foz do Douro, Cidade do Porto.

Trata-se de uma torre hexagonal em alvenaria de granito aparente, com dez metros de altura. Possui varandim e lanterna vermelhos, e um pequeno edifício anexo com paredes rebocadas e pintadas de branco.

A designação ‘Molhe de Felgueiras’ foi-lhe atribuída por ter sido construído em direcção à pedra de Felgueiras, que lhe fica fronteira a Oeste.

Antes da sua desactivação, o farolim tinha um alcance de 9 milhas náuticas, emitindo um relampago vermelho a cada 5 segundos (Fl R 5s).

fonte  |  wikipédia

Anúncios

5 thoughts on “Fotos & Factos

  1. O Farolim de Felagueiras é certamente o farol mais fotografado do mundo. Ora é com o sol a iluminar-lhe o horizonte. Dizer a um tripeiro que não há pôr-do-sol mais belo que o nosso é pedir um palavrão, um sorriso. Ora é resistindo aos rigores do inverno e das marés vivas. O rebentar das ondas a bater no molhe dão um efeito espectacular Há até um grupo de fotografia no Facebook que se dedica exclusivamente à publicação de fotos do farol: “Só fotos do Farol de Felgueiras”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s