Ciclovias da Murtosa

Ciclovias e Ecopistas, Pedalada da Semana

Um dia de sol é sempre um convite a pegar na bicicleta. Um dia de sol e uma deslocação à Torreira era uma obrigação pegar na bicicleta… e assim fiz… um passeio à beira Ria com a Dona Isaura.

Iniciei o percurso junto ao porto de abrigo na Torreira, um belíssimo bilhete postal da região, e segui em direção ao norte pela EN327, estrada que fica paralela à Ria de Aveiro e à costa atlântica.

IMG_20160430_162719

Este percurso para além de toda a beleza, não oferece qualquer tipo de dificuldade, pois a ciclovia é totalmente plana sem qualquer declive, à excepção da Ponte da Varela.

IMG_20160430_113308

Ao longo da ciclovia encontram-se diversas zonas de descanso, quer no perímetro urbano, quer fora dele, algumas dessas zonas com painéis informativos sobre a Ria de Aveiro.

Na Torreira, coladinha à ciclovia existe uma pequena instalação comercial onde podem comprar umas iguarias locais, quiça para dar força para a jornada, a famosa “tripa” ou em alternativa a “bolacha americana” e cada uma delas com os mais variados recheios que podem ir do chocolate aos ovos moles!!!

IMG_20160430_121322

Esta ciclovia termina na rotunda da Ponte da Varela, onde se inicia uma outra que faz a ligação a Estarreja com passagem pela recta da Varela e a Zona Industrial, perfazendo um total de 11 quilometros, sendo uma das mais extensas ciclovias da região.

IMG_20160430_115341

Depois da ultrapassada a ponte fiz mais uns quantos quilometros, mas, dado que me perdi com fotos e mais fotos e dado que a hora de almoço se estava a aproximar… regressei à base pelo mesmo percurso… variando apenas a parte final. Uma incursão pelo coração da Torreira, passagem pelo antigo “Theatro”, pelo monumento à varina, pela costa atlântica…

… e depois de limpar a mente… o repasto… um peixinho grelhado, convenientemente regado com sumo de uva.

Espero brevemente ter mais histórias para contar a bordo da Dona Isaura, até lá… ela fica na seca!

IMG_20160430_123504

Boas pedaladas.

Anúncios

2 thoughts on “Ciclovias da Murtosa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s