Semana Europeia da Mobilidade 2016, arranca hoje!

Informativo

Infelizmente, apenas 46 em 308 municípios portugueses aderem à Semana Europeia da Mobilidade! É caso para dizer: Eles falam, falam e não fazem nada para incentivar essa tal palavra muito utilizada e tão pouco posta em prática, a tal de, mobilidade!

Depois querem colocar mais carga horária na disciplina de Educação Física, depois querem combater a obesidade, depois falam em andar de transportes públicos, a pé ou bicicleta!!!  Nos dias de promover efectivamente a coisa… ah não que isso dá muita despesa e trabalho e pouca visibilidade politica!

E assim vai este país!

“A 15ª edição da Semana Europeia da Mobilidade decorre este ano de 16 a 22 de Setembro sob o tema o Smart and sustainable mobility – an investment for Europe’   que destaca a mobilidade sustentável como motor de investimento.

Cada Semana Europeia da Mobilidade concentra-se num tema específico relacionado com a mobilidade sustentável, sendo que as autoridades locais são obrigadas a organizar atividades para os seus cidadãos baseados nesse tema. Os próprios cidadãos são também incentivados a lançar e promover medidas permanentes que suportem o tema.

Leia as Orientações Temáticas de 2016 para obter mais informações e algumas idéias para atividades que se encaixam no tema deste ano: “Mobilidade Sustentável e Inteligente – um investimento para a Europa».

Mobilidade inteligente. Economia forte.

O fortalecimento das economias locais é um objetivo universalmente popular, mas que muitos sentem estar fora de nosso controle, como indivíduos ou comunidades. Estudos mostram, no entanto, que, fazendo escolhas de mobilidade mais inteligentes, podemos nomeadamente impulsionar as finanças públicas, já que as cidades que promovem o transporte sustentável estão em vantagem económica significativa sobre aquelas que favorecem carros tradicionalmente alimentados.

As pessoas que viajam por modos de transporte ativos, tais como caminhadas e ciclismo, não são apenas mais produtivas no trabalho, mas também tiram menos baixas e gastam menos tempo em média, no consultório médico.

E os benefícios vão muito além de uma saúde melhor. Os valores de propriedade em cidades com boas instalações de ciclismo e transporte público eficiente tendem a ser maiores, enquanto as crianças que vão a pé ou de bicicleta para a escola conseguem um melhor desempenho em sala de aula.

Priorizar o transporte sustentável também beneficia o setor privado. Relatórios revelam um aumento no comércio de até 40 por cento, em áreas onde andar a pé e de bicicleta se tornou a norma. Em Copenhaga (Dinamarca), os clientes que viajam para as cidades de bicicleta chegam a gastar € 2 bilhões por ano – mais do que aqueles que viajam de carro particular.

Do ponto de vista governamental, o investimento em infraestruturas para viagens ativas, o encorajamento para o uso de transportes públicos no sentido de reduzir o congestionamento do tráfego e apoiar programas  que incentivam o uso de bicicleta para o trabalho pode poupar dinheiro público e impulsionar o comércio local.

De todos os ângulos, os benefícios económicos da mobilidade inteligente estão à vista – do setor público para o setor privado, da sociedade em geral para o indivíduo.

Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade está a incentivar tanto os políticos locais como os cidadãos a olhar para a mobilidade sustentável e inteligente como um investimento para a Europa.”

Fonte  |   EMW2016

mobilidade_1_1280_720

4 thoughts on “Semana Europeia da Mobilidade 2016, arranca hoje!

  1. obrigado Guilherme pelo feedback… um dia os recursos naturais vão esgotar. nessa altura a malta vai começar a interessar-se mais sobre o assunto. Um bom fim de semana.

  2. É a moeda da Dinamarca, o bilhão, eheheh… Quem escreveu o texto não foi muito feliz na redação e na tradução, quiçá, via google.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s