O Peregrino – Opinião

É o qu`eu digo...

Regresso ao Caminho, numa nova viagem conduzida pelo “Peregrino”, a nova obra de Luis Ferreira.

Foi em 2014 que tomei conhecimento dos escritos deste autor, num momento muito especial, uma vez que, tinha acabado de percorrer estes milenares caminhos, estando ainda envolto em toda a magia da caminhada. Estava ainda a processar tudo que tinha visto e sentido e que de alguma forma me fizera olhar o mundo e a vida numa outra prespectiva.

O livro “Entre o Silêncio das Pedras” foi por isso bebido de uma forma sôfrega, tentando saciar a minha “sede” de caminho. Um excelente livro, uma bela história de amor que nasce em trilhos de amor e fé. Um livro para os amantes do Caminho e para todos que gostam de boas histórias.

Dois anos volvidos chega o Peregrino, um novo livro, uma nova história, novamente, por essas rotas imemoriais…. 

Continuo com “sede” de caminho, mas esta leitura foi feita de uma forma mais “degustativa”… tentando apreciar cada linha, cada palavra.

Esta obra retrata o processo de “humanização” do personagem central, Diogo Filipe, um prestigiado CEO de uma empresa de consultadoria financeira, um homem que apesar de ter tudo, percebe que a páginas tantas na sua vida… nada tem! Parte na busca de respostas e quiçá de um sentido maior para a sua vida empreendendo uma viagem desde León até Santiago de Compostela… que será muito mais que uma aventura ou umas férias.

Este percurso, parte do Caminho Francês, é relatado de forma sensacional pelo autor, os pormenores históricos, a descrição dos locais, dos objectos, dos monumentos, as cores que iluminam cada traço da paisagem, os cheiros que percorrem a atmosfera, as gentes, os sentimentos, tudo relatado de uma forma tão precisa que coloca o leitor naquele local, que coloca o leitor na pele do Diogo. 

Leva-nos ainda para caminhos paralelos, o da massificação do caminho, da chegada ao caminho de um maior número de turisgrinos que condicionam a caminhada daqueles que a fazem verdadeiramente, daqueles que buscam percorrer o caminho deixando que seja este a passar por eles…

Diogo Filipe na tentativa de redescoberta da sua verdadeira natureza acaba por descobrir o seu maior medo!!! Será capaz de o ultrapassar?!! Onde será que o caminho o levou?! 

Deixo aqui o convite à descoberta destas questões… nas páginas deste livro que na minha opinião está:  Fantástico.

img_20161119_155750-01

foto  |  nelson branco

Anúncios

3 thoughts on “O Peregrino – Opinião

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s