Aproveitamos uma manhã soalheira para ir descobrir o Corredor Verde da Ribeira do Espírito Santo também conhecido por Passadiços de Arcozelo.
Um percurso linear de aproximadamente 2.5 Km, com inicio ou fim junto à Capela do Senhor da Pedra, Praia de Miramar, onde desagua a ribeira do Espírito Santo e fim ou início junto do Jardim de Santa Maria Adelaide, em Arcozelo. O percurso é de grau de dificuldade fácil. Para quem desejar deixo o track do percurso, aqui.

Esta icónica ermida da região norte de Portugal foi erguida sobre um rochedo junto ao mar no ano de 1686. Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao cristianismo.


Junto ao campo de golfe de Miramar, abandonamos a beira mar e fletimos para o interior do território. Este percursos pode ser uma excelente alternativa para os dias ventosos junto à marginal, uma vez que, segue sempre amparado por muros ou pela vegetação que se estende ao longo do percurso.



Após a passagem sob a linha férrea o cenário muda completamente, da cidade ao campo foi um instante… agora o percurso segue paralelo à linha de água protegido pela frondosa galeria ripícola.









Como o percurso é curto, rápido chegamos ao parque de estacionamento do Jardim de Santa Maria Adelaide. Era tempo de dar meia volta e regressar ao ponto de início aproveitando a boleia da força da corrente. A requalificação e reabilitação da Ribeira do Espírito Santo possibilitou devolver à comunidade este bonito percurso urbano.

Durante muitos anos passamos, vezes sem conta, próximo deste percurso sem conhecimento da sua existência!!! Depois de o percorrer posso dizer que foi uma agradável surpresa. Se não o conhece está na hora de sair à descoberta. Boas Caminhadas.
Belas fotos!
Estive na semana passada no Gêres. Comecei a falar no meu blog. Fizemos 2 hiking do Wikilok.
Os locais são sinónimo de belas paisagens e ótima gastronomia. Fico a aguardar o relato e as fotos desses percursos.
Vai já para a lista! Muito agradável e belas fotos!
Que lugar bacana. Passamos bem pertinho e não imaginávamos que tinha um lugar tão bonitinho por ai. Na próxima vez que estivermos por ai, vamos conhecer… Lindas fotos 🙂
Obrigado, Dulce. Um pedaço de ruralidade entre a malha urbana. Vale a pena a visita. Boa semana.
Obrigado, Fernanda. Estou como você… tantas vezes passo junto à orla costeira, a pé ou de bicicleta, e não imaginava a existência deste percurso!!! Boa semana.