A Mochila

As perguntas que normalmente o peregrino coloca a si mesmo quando vai fazer o caminho pela primeira vez são: Que tipo e tamanho de mochila devo levar?? Quantidade de roupa e objectos devo transportar?

Perguntas para as quais não encontrei uma resposta exacta e definitiva!!!

Considerando que a mochila é uma aquisição para durar vários anos e de possível utilização em vários caminhos, independentemente do número de dias dos mesmos, aconselho uma mochila entre os 40 e 50 litros, que seja confortável a nível de ombros e costas pois passará muitas horas com ela. Por 50€ já encontramos uma mochila de boa qualidade.

Sobre o que transportar já é mais difícil aconselhar, existem muitas variantes uma delas é a época do ano em que pretende fazer o caminho, outra é a sua relação com as temperaturas mais baixas e com a chuva… no entanto, uma coisa é garantida para todos, tudo o que colocar na mochila terá que ser carregado por si, logo, limite o transporte ao essencial, sabendo de antemão que 100 gramas a mais, uns quilómetros à frente serão 1 Kg. Não esquecer que o peso total, mochila incluída, não deverá ultrapassar 10% do peso corporal.

Cantil é peso extra, no entanto, água é obrigatório, vá comprando pequenas garrafas e repondo em fontes ou cafés, assim aligeira o peso. Chapéu, protetor solar e óculos de sol convém levar. Capa de chuva e capa de chuva para a mochila também pode ser algo de transporte obrigatório, como falei atrás, depende em que época do ano pretende fazer o caminho. 

Uma bolsa de cintura recomenda-se, pois permite o acesso quase instantâneo à carteira, telemóvel, credencial. Evita estar constantemente a retirar / colocar a mochila.

O essencial para mim:

Saco-Cama – de preferência compacto e leve, máximo 700gr, se for em pleno verão um saco cama, tipo lençol, é suficiente. (Alguns albergues disponibilizam cobertores para os mais friorentos)

Calçado Extra – uns chinelos ou sandálias de borracha, para além de serem leves, permitem utilizar no banho e após o mesmo para descanso dos pés.

Casaco corta-vento – fino e leve 

Toalha – de desporto, leve e muito absorvente, de secagem rápida.

Agulha e linha – para a “visita” inesperada de alguma bolha

Material de farmácia – Betadine, fita anti-bolha, anti-diarreico, gel para dores musculares  (comprar no caminho caso haja necessidade)

Higiene Pessoal – tudo em mini-embalagens ou um sabonete, serve para o banho e até para lavar a roupa.

Roupa – fica à consideração de cada peregrino, mas atendendo em que alguns albergues existem máquinas de lavar e secar que permite ir fazendo a manutenção da mesma, é suficiente,  3 t-shirts, 2 pares de calças ou calções, 3 pares de meias, 1 camisola polar ou casaco (para a época mais fresca do ano).

Carregador de telemóvel, carregador de máquina fotográfica, máquina fotográfica, bastão de caminhada e outras coisas do género fica à consideração de cada um, mas, se levar… vai ter de carregar.

Cartão Europeu de Saúde – pode ser adquirido através da internet aqui

O melhor mesmo é encher a mochila apenas de sonhos.

IMG_20170421_130251-01

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s