PR2 – As aldeias das margens do Rio Vizela – Fafe

No passado dia 24, rumamos até ao noroeste peninsular, mais concretamente até Fafe para percorrermos “As aldeias do rio Vizela”, um percurso pedestre de pequena rota PR2, que visita as localidades de Lagoa, Pedraído, Felgueiras e Gotim, sempre por caminhos antigos, numa extensão aproximada de 15 km, circular, ao longo dos quais podemos refrescar a mente nas águas cristalinas dos ribeiros e fontes e deixar a mente viajar por entre os verdes campos e bosques do Minho.

Com um pequeno atraso face à hora prevista, lá arrancamos um pouco aos solavancos já que a sinalização do percurso e o mapa disponível não davam certezas de qual o rumo a tomar. Depois de devidamente informados por populares lá seguimos caminho. Este prelúdio era uma espécie de sinal para o que haveria de vir!!! Ao contrário dos percursos já palmilhados o PR2 Fafe, necessita de alguma intervenção quer ao nível da sinalética, nomeadamente, a renovação de pintura e melhor posicionamento de alguns marcos, quer ao nível da “limpeza” do percurso, havendo em determinados troços excesso de mato, o que dificulta a progressão.

Tirando esse pequeno “qui cró cró” que pode ser resolvido com vestuário adequado, o percurso é bastante interessante, pela diversidade florestal, que nos permite percorrer vários “quadros” ao longo do giro.

 Uma vez mais, para além da habitual Chicca, fomos acompanhados pelo rafeiro Piqué que apesar da insistência ficou de patas a abanar!!!

7 horas depois da partida, 5 de caminhada, 1 à deriva, 1 para fotos, retemperar forças e encher o bandulho, lá chegamos novamente a Lagoa. Apesar do cansaço, ainda houve força para visitar uma construção, no mínimo, original.

Depois da “tempestade”, vem sempre a bonança…

Como estava previsto, encaminhamo-nos para aCasa de Canedo, um magnifico espaço de turismo rural, local escolhido para recuperar as forças da jornada.

Depois de devidamente asseados nada melhor que começar a noite num popular arraial a saborear os produtos da terra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s