PR2 – Rota da Citânia – Briteiros – Guimarães

77

Esta Rota estende-se ao longo das freguesias de Donim e S. Salvador de Briteiros e dá a conhecer (!) uma das mais importantes civilizações castrejas do noroeste peninsular. Os achados arqueológicos podem ser observados no Museu da Cultura Castreja e na Citânia de Briteiros (visita virtual aqui)

Deixando a literatura… vamos à “literatura” do percurso.

A placa que marca o início da expedição… o Museu da Cultura Castreja logo ali ao lado e óspois de degustar um belo de um salgadinho, ala que se faz tarde…

Mas ir por onde??? Não haviam indicações!!!

Nada melhor que pedir umas informações a quem sabe… blá blá blá e tal que o percurso começa junto à Igreja! Pega no carro e bota prá Igreja. Aí chegados, vamos lá… vamos (?) mas ir por onde??? Não haviam indicações!!! Ahhhh… afinal haviam, estavam lá, mas quase apagadas… siga que se faz tarde.

Depois de um quilometro percorrido a sinalética volta a desaparecer do percurso!!! Quem apagou as luzes? Ás voltas no mato lá encontramos o caminho, uma vez mais, a custo!!! Bora lá pela via rápida… (500 metros a partir pedra)

A chegada ao cimo desta pequena elevação demos de caras com dois seres da nossa espécie, já meios “oirados” de andarem às voltas à procura da sinalética… Depois de uma troca de palavras percebemos que cairam nas mesmas “armadilhas”!!! Seguimos em grupo até à estrada, onde nos separamos, eles para Donim (espero que tenham chegado lá), nós para a Citânia…

Um espaço magnífico quer pela sua dimensão, quer pela monumentalidade das suas muralhas, urbanismo e arquitectura… e que aconselho a uma visita. (momento alto do percurso)

Daqui regressamos à partida… por entre campos verdejantes e alcatrão, rindo e sorrindo, não fosse hoje o dia.

Bons trilhos, boas caminhadas e muitos sorrisos mesmo que os trilhos não sejam os melhores.

Deixe um comentário